domingo, 31 de dezembro de 2017

Presidentes


Para um ano de 2018 realmente grandioso


Reverências! Muito obrigado.

Chegamos ao auspicioso mês de dezembro, em que encerramos um ano e estamos ás vésperas de iniciar um novo ciclo de vida. O ano de 2018 já está batendo á nossa porta, e com isso desenvolvemos o sentimento de grande esperança de que no próximo ano tudo melhorará. Na verdade, este modo de pensar é correto, pois aquilo que pensarmos e sentirmos é o que veremos espelhado em nossa realidade concreta. Devemos sempre pensar que as coisas irão realmente melhorar.

No entanto, também devemos refletir no fato de que somos, indubitavelmente, os responsáveis por esta melhora. Como filhos de Deus que somos, por meio de um instrumento chamado ‘mente’, comandamos nosso destino, quer acreditemos nisso ou não; quer saibamos disso ou não. Mediante este fato, além de pensarmos que o próximo ano será melhor, devemos nos responsabilizar por fazer do próximo ano um período melhor.

A mente é como um aparelho de rádio, que capta e emite ondas mentais. Elas são invisíveis aos olhos físicos, mas são corpúsculos que existem realmente. São emanações, coisas concretas, mas por serem invisíveis parecem abstratas e até existem pessoas que não acreditam ou não sabem da sua existência. Podemos comprovar sua existência pelo fato de podermos ouvir músicas pelo aparelho de rádio ou ver programas pela televisão. Tudo isso só é possível porque estes programas são transmitidos por ondas invisíveis. O celular também funciona por este princípio.

Por meio da sintonização do nosso ‘rádio’ chamado mente, com determinadas ondas que existem no Universo, é que comandamos o nosso destino. Se possuirmos uma mente positiva, sintonizaremos com ondas positivas, e estas ondas projetarão imagens felizes e positivas em nossa vida. Porém, o contrário também acontece. Se nossas ondas mentais sintonizarem ondas mentais negativas, que também estão vibrando em toda parte, então reproduziremos uma realidade não positiva. Precisamos, pois, pensar seriamente sobre este aspecto e procurar meios de estabelecer somente uma sintonia positiva. No Livro dos Jovens, escrito pelo Mestre Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, encontramos o seguinte trecho:

“As ‘infinitas coisas boas’ do Mundo da Imagem Verdadeira compreendem a força infinita, a Vida infinita, a alegria infinita, o amor infinito, a sabedoria infinita, a provisão infinita, etc., que são ‘programas’ transmitidos por Deus. Ao lado das ondas destes ‘programas’ coexistem ondas de tristeza, de ódio, de ciúme, etc., emitidas pelas mentes das pessoas...

Entretanto, como o aparelho receptor desses ‘programas’ é a nossa mente, é necessário que ela esteja bem regulada e tenha boa sensibilidade. Além disso, precisa estar treinada para sintonizar, conscientemente, com quaisquer frequências. Assim como num rádio perfeito o seletor de frequência gira facilmente para qualquer dos lados para sintonizar com qualquer frequência, devemos ser capazes de controlar livremente a nossa mente, de modo a sintonizá-la com aquilo que desejamos.

Mudando a frequência de nossa mente, podemos concretizar a felicidade sem sairmos do ambiente em que nos encontramos.”

Na Seicho-No-Ie aprendemos diversos métodos que interferem positivamente em nossa mente, fazendo-a vibrar com elevada frequência, sintonizando o Bem. Estes métodos são a Meditação Shinsokan, a leitura dos livros e sutras sagrados, o sorriso constante, a fisionomia alegre, a empatia com todos os nossos semelhantes e demais seres vivos, a boa vontade em trabalhar para o bem do todo, a palavra positiva pensada, falada e escrita, entre outros. Os elogios, o ato de expressar o amor abertamente e pensar bem das pessoas ao redor, são também meios de manter a mente sintonizada com a Mente de Deus.

Vamos treinar com mais afinco o modo de viver colocando estes itens em prática, todos os dias, sem falta. Estas pequenas interferências positivas produzirão um ano grandiosamente positivo e cheio de realizações.

Desejo-lhe um ano de 2018 realmente positivo!

Muito obrigado.

____________________________













Refletindo sobre o valor da vida e das oportunidades

Á todos, reverências.

Muito obrigado.

A grande lição que cura nossos problemas emocionais, que restaura nossa saúde física e restitui nossas prosperidade e alegria, ensinada pela doutrina da Seicho-No-Ie, é a prática constante da gratidão. Devemos ser verdadeiramente gratos por todas as oportunidades que a Grande Vida nos dá. A oportunidade de nascermos neste planeta, na época atual e, ainda, conhecendo o ensinamento da Seicho-No-Ie, que confere grande significado á nossa vida, são todos motivos de grande gratidão.

As oportunidades a nós concedidas são muito importantes, pois cada uma delas abre caminhos para evoluirmos, crescermos, progredirmos e acumularmos novos conhecimentos. Até mesmo as situações difíceis, que chamamos de dificuldades, são oportunidades de buscarmos em nosso interior os recursos para sobrepujar esta situação e agregar valor á nossa vida. A existência de cada pessoa, de cada ser vivo e até de cada ser inanimado, possui um grande valor. Ou melhor, possui valor imensurável, infinito. Isso porque todos trazem em si a Vida de Deus Criador, cujo valor transcende qualquer coisa material que conhecemos. A vida é a coisa mais preciosa que recebemos de Deus, por meio de nossos pais e antepassados, e por isso devemos zelar por ela com todo amor.

Começar mais um ano é iniciar mais um ciclo de vida. Mais uma sequencia de oportunidades para crescer, aprender, amar e reverenciar esta vida recebida. Devemos pensar, neste fim de ano, nas inúmeras situações que nos ocorreram e verificar o quanto aprendemos com essas experiências.

No livro “Preceitos para Aprimoramento Diário”, de autoria do Mestre Seicho Taniguchi, no preceito do dia 01° de janeiro, temos:

“Neste dia, damos o primeiro passo para a renovação. O ser humano renasce a cada ano, porque não faz sentido viver sempre da mesma forma. Se tudo for repetição do ano anterior, este ano será inútil. A vida não é inútil, de modo algum; cada dia é muito valioso e deve ser vivido plenamente. Por isso, após o transcurso de um ano, tudo se renova. E, nesse processo, o ser humano manifesta cada vez mais a sua natureza divina. Ele progride após treinamentos e alcança um nível mais alto. Torna-se capaz de resolver com facilidade problemas difíceis e se aprimora em todas as áreas de tecnologias. O dia 1° de janeiro é o dia memorável de dar o primeiro passo. Avancemos alegremente, a partir de hoje, deste momento.”

Ainda temos o mês de dezembro para pensarmos nas mudanças interiores que precisam ser feitas para aceitarmos definitivamente nossa filiação divina e manifestá-la plenamente. Vamos aproveitar estes dias para analisar honestamente a nós mesmos e verificar em que pontos precisamos corrigir os rumos de nossos pensamentos, sentimentos e ações para darmos uma guinada positiva em nosso destino. Deus nos conduz neste caminho de ascensão para que possamos estar cada vez mais sintonizados com a Sua Vontade e sermos cada vez mais felizes.

Próspero Ano Novo!

Muito obrigado.