Cerimônias e Práticas

Cerimônias de Gratidão aos Antepassados


As cerimônias de Gratidão aos Antepassados são, geralmente, programadas nas reuniões locais e nas Academias.
Orar pelos antepassados é transmitir o sentimento de amor e gratidão àqueles que nos antecederam.
“A Vida de todo ser humano está ligada aos antepassados, se não agradecermos às raízes da Vida, seremos como a flor amputada do caule: por mais que seja bela e vistosa, logo murchará e secará.” Seicho Taniguchi.

Leia os livros: Alegria de Cultuar os Antepassados e Melhore seu Destino Orando pelos Antepassados.

Sobre nossos antepassados

Grau de aprimoramento espiritual

Os nossos antepassados, embora seus corpos carnais tenham perecido, continuam a existir como corpos espirituais, os quais se apresentam sob os mais variados aspectos, em conformidade com o grau de aprimoramento de cada um.
As pessoas que tiveram baixo grau de aprimoramento espiritual nesta vida e viveram mal também continuarão a viver mal no mundo espiritual enquanto não alcançarem maior grau de aprimoramento. Por essa razão, também no mundo espiritual há pessoas doentes e pessoas aflitas.
Se queremos que nossa vida no mundo espiritual seja boa, devemos atingir o grau de aprimoramento que nos possibilite isso.

(O Que é Seicho-No-Ie – págs. 114/116)

2) Vibrações mentais

Mesmo depois de deixar esta vida e passar para o mundo espiritual, as pessoas conservam durante algum tempo, no nível do pensamento, os hábitos que mantiveram ao longo de sua existência terrena. Por isso, mesmo destituídos de corpo carnal, muitos espíritos ainda mantêm o desejo de comer.
Para esses espíritos, devemos fazer oferendas de alimentos.<br>
O mundo espiritual é constituído unicamente de vibrações mentais. Por isso, fazemos a oferenda de alimentos às almas dos entes queridos que se encontram no mundo espiritual, para que eles, servindo-se de nossas vibrações mentais que ali chegam sob a forma de alimentos, fiquem satisfeitos.
Naturalmente, existem espíritos elevados, que tem a convicção de que o corpo carnal é inexistente e que todos os seres vivos são vivificados pela Vida de Deus, mesmo que não comam nada. Esses espíritos não sentem desejo de comer. Porém, as oferendas que lhes são feitas com o carinho e respeito proporcionam grande alegria a eles e contribuem para seu maior “crescimento”.

(O Que é Seicho-No-Ie – págs. 116/117)
3) Os espíritos vivem “alimentando-se” das vibrações mentais

As boas vibrações mentais constituem “alimentos muito nutritivos”, que promovem seu crescimento; e as más vibrações mentais constituem elementos nocivos, que provocam a degradação.
É importantíssimo transmitirmos a elas as vibrações mentais da Verdade, para que as assimilem e alcancem o despertar. Isso constitui a melhor forma de cultuá-las. Por isso, aconselha-se ler para elas as Sutras e Livros que contenham palavras da Verdade, tais como a Chuva de Néctar da Verdade e A Verdade da Vida, da Seicho-No-Ie, a Bíblia ou as sutras budistas.

_____________________________________________________________

Meditação Shinsokan

Meditação para ser realizada durante cerca de 30 minutos. O praticante dessa meditação busca visualizar a perfeição da criação de Deus e harmonizar todos os aspectos de sua vida, podendo também ser um momento de orar com fé a fim de concretizar algum plano pessoal específico.

Leia o livro: Meditação Shinsokan é Maravilhosa.


Canto Evocativo de Deus

Iniciamos a Meditação Shinsokan, entoando o Canto Evocativo de Deus, com a convicção de estarmos chamando a Deus. Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguirmos a sensação de união total com Ele.

Canto Evocativo de Deus

Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes, abençoai-me com Vosso Espírito.
Eu vivo, não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.
As minhas obras, não sou eu quem as realiza, mas a força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.
Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie para indicar o Caminho dos céus e da terra, protegei-me.

Meditação
Após o canto evocativo de Deus, mentalizar o seguinte:
“Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira.”
(Visualizamos e contemplamos um mundo infinitamente vasto e esplendoroso.)
Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira.
É oceano de infinita Sabedoria de Deus (várias vezes)
É oceano de infinito Amor de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Vida de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Provisão de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Alegria de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Harmonia de Deus (várias vezes)
Assim mentalizando, contemplemos os atributos de Deus que, em forma de luz, nos envolvem e se estendem por toda parte. Repetimos esta mentalização até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus.
É o mundo da harmonia absoluta. Neste mundo da grande harmonia, eu, como filho de Deus, estou recebendo de Deus a Sua infinita força vivificante (que engloba todos os atributos divinos acima referidos).

Respiração
Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:
A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui... (repetimos até completar a inspiração). Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:
Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado... (várias vezes). Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus. Enquanto isso, o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas. Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:
A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui...
Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e, aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:
Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado... (repetimos essa mentalização, combinada com a respiração controlada, até alcançarmos o estado de concentração total). Então mentalizamos fortemente:
Já não sou eu quem vive; é a Vida de Deus que aqui vive (várias vezes).
Retornamos, em seguida, às frases iniciais:
Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira! É oceano de infinita Sabedoria de Deus, ... etc. (Repetimos esse processo cerca de 30 minutos.)
Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.
Oração pela Paz Mundial (2 ou 3 vezes)
O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da Terra e preenche o coração de todas as pessoas com o espírito de Amor, Paz, Ordem e Convergência para o Centro.
Canto da Grande Harmonia (2 vezes)
Significado: “A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz”.

Fonte: Meditação Shinsokan para
Contemplar a Deus, “Shinsokan” e outras
Orações; A Verdade, vol. 3 –
Masaharu Taniguchi


Meditação para fazer com que a mente não carregue peso
A partir desta noite, antes de deitar, vamos todos tomar a postura de oração, fechar os olhos e mentalizar diversas vezes o seguinte:
“Eu emito vibrações de amor, bondade e amabilidade a todas as pessoas. Agora, eu abandono todos os pensamentos de ódio, ira e rancor que tive em relação a todas as pessoas. Eu perdoei a todas as pessoas. Assim como perdoei a todos, Deus também perdoou todos os meus erros. Estou em paz, envolvido pelo grande Amor de Deus”.
Nossa mente recebe, todos os dias, diversas impressões de todos os lados. Nem sempre são boas impressões, pois recebemos também más impressões. No momento de conciliar o sono, não devemos manter na mente essas gravações. Devemos dormir apagando todas essas impressões negativas. As impressões, os pensamentos e sentimentos acumulados no mundo subconsciente são denominados carmas. Se esses carmas forem apagados de uma só vez, ocorrerá uma reação em forma de grande destruição, mas, se formos purificando pouco a pouco os “discos” que são gravados diariamente, não ocorrerá uma grande mudança, assim como não sai muita sujeira de roupas íntimas lavadas diariamente.
Se, a partir de agora, dessa forma efetuar-se a limpeza da mente todas as noites, antes de pegar no sono, não surgirão doenças. Mas, se uma pessoa que não fizer isso ler repentinamente A Verdade da Vida e livrar-se subitamente das sujeiras da mente, ocorrerá nela uma ação desintegradora como a “reação química que ocorre no corpo da pessoa que atingiu um despertar espiritual”.
_________________________________

Oração Perpétua

Oração Perpétua aos Apóstolos da Missão Sagrada Espiritual

O homem parece viver voltado sempre ao mundo material, mas na sua origem verdadeira ele está eternamente ligado às raízes da vida, no mundo criado por Deus. Para que este reconhecimento de Natureza Verdadeira de Filho de Deus, através da gratidão aos antepassados, seja natural, em 1957 a Seicho-No-Ie construiu o Santuário Hoozo do Brasil no solo sagrado de Ibiúna (Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie). Anos depois da construção do Santuário, é criada a Oração Perpétua aos Apóstolos da Missão Sagrada Espiritual. A pessoa interessada em receber oração eternamente no Santuário ou oferecer tais orações para seus familiares (vivos ou não) deve fazer a inscrição, procurando um responsável em sua Associação Local ou entrando em contatocom a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Feita a inscrição, a pessoa inscrita receberá orações e vibrações positivas eternamente, como Apóstolo da Missão Sagrada Espiritual.

Procedimentos para Inscrição:
Pessoa falecida ou anjinho (crianças abortadas): O familiar responsável preencherá a ficha de inscrição, juntamente com um pedaço do vestuário que a pessoa falecida usava em vida, caso seja possível, recortando-a em tamanho da Sutra Sagrada, formato talismã, ou o nome de Sublime e Abençoado Anjo do Reino de Deus (nome da criança abortada). O anjinho também é membro da família e, portanto, se a família desejar, poderá receber orações no Santuário Hoozo. O nome é preenchido na capa da Sutra Sagrada que serve como tabuleta memorial, a seguir será consagrada no Santuário Hoozo, onde receberá orações eternamente.
As crianças abortadas são, carinhosamente chamadas, na Seicho-No-Ie, de “anjinhos abortados”.

Pessoa em vida: a própria pessoa preencherá a ficha de inscrição e colocará seu nome na capa da Sutra Sagrada, que serve como tabuleta memorial, essa Sutra Sagrada será consagrada perante o Quadro do Jisso da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. A Cerimônia de consagração é realizada na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, no 1º sábado de cada mês, passando a receber 5 orações diárias. Após o falecimento essa Sutra Sagrada é transferida e consagrada no Santuário Hoozo, onde receberá orações eternamente.

a) Contribuição monetária:
1ª opção a vista;
2ª opção parcelado em até 10 vezes.

b) A inscrição pode ser realizada:
• Em sua própria Regional;
• Em uma das Academias de Treinamento Espiritual;
• Na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

A cada dia, a cada ano, cresce o número de pessoas que se inscrevem na Oração Perpétua aos Apóstolos da Missão Sagrada Espiritual, aumentando o número de almas que recebem a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, cinco vezes ao dia, 365 dias ao ano, recebendo assim eternamente a orientação de anjos protetores e alçando graus mais elevados de evolução espiritual.

No mês de dezembro a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, envia convite para os familiares participarem em duas cerimônias especiais dirigidas às almas que foram inscritas na “Oração Perpétua aos Apóstolos da Missão Sagrada Espiritual”, no primeiro sábado a cerimônia especial é no idioma japonês e no segundo sábado no idioma português, realizadas no salão Nobre da Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna. Nesse dia todas as almas inscritas são evocadas novamente, para que possamos enaltecer suas virtudes através das orações, visando que tenham maior desenvolvimento no mundo espiritual, e que continuem orientando os descendentes da sua família.

Para mais informações vá a uma regional mais próxima, ou envie um email para: