As sete declarações iluminadoras da Seicho-No-Ie

1ª - Declaramos transcender todo sectarismo religioso e , reverenciando a Vida , viver em fiel obediência à Lei da Vida.

2ª - Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho do progredir infinito e acreditamos também que é imortal a Vida que se aloja em cada indivíduo .

3ª - Estudamos e publicamos a Lei da criação da Vida para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito .

4ª - Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração , as palavras de amor e  o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor.

5ª - Acreditamos que , como filhos de Deus , possuímos em nosso interior a possibilidade infinita e que podemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra .

6ª - Para melhorarmos o destino da humanidade mediante o poder criador das boas palavras , divulgamos a doutrina em livros , publicações , seminários , conferências , transmissões em rádio e TV e outros meios culturais.

7ª - Baseados na correta filosofia da vida , no correto modus vivendi e no correto modo de educar , organizamos movimentos concretos que dominam doenças e todas as demais formas de sofrimento humano , para construir na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação

Livro Shinsokan e outras orações - Masaharu Taniguchi